Publicado em 1 comentário

Gestão da empresa EU

Defina a gestão dessa holding, lembrando que você terá que usar todas as teorias de motivação e liderança para alcançar um bom desempenho

Conhece a empresa EU? É, você. Será que está dando tanta atenção a empresa EU quanto dá à empresa em que você trabalha? Tente se encaixar em algum dos comportamentos a seguir:

1. Eu S.A. – acredita que a responsabilidade pelo seu futuro não é apenas sua, mas sim de uma sociedade… anônima.

2. Eu LTDA – aqui, assume-se uma responsabilidade limitada pelo próprio destino; afinal, há outros fatores do mundo que você não pode mudar.

3. Eu Pessoa Física – decido, logo existo.

O primeiro passo é ter objetivos claros, o segundo passo é planejar e o terceiro executar. Claro que existem diferenças e vantagens entre as pessoas: sociais, econômicas, genéticas etc. Porém, o que chama a atenção é ver pessoas que, contrariando as expectativas, superam-se. Lance Armstrong não desistiu.

Como diria Tony Robbins, decidir significa cortar qualquer outra possibilidade. Quando você decide conseguir algo, o fracasso não é mais uma opção. Agora sim, vamos traçar nossa estratégia para chegar lá. E os obstáculos? Randy Pausch (tradução livre): “os muros são para separar aqueles que realmente querem chegar do outro lado daqueles que ficarão se lamentando sem vencer o obstáculo.”

Assuma hoje mesmo o controle da empresa EU. Pense, não tenha preguiça de pensar. De que adianta preocupar-se com a empresa em que você trabalha, o planejamento estratégico dela, sistemas de gestão e tudo mais se a sua própria vida está um caos. Planeje-se: planejamento pessoal. Estabeleça seus objetivos calcados nos valores pessoais e na ética. Trace planos e os coloque em prática. Não tenha medo de mudar. Continue mudando a abordagem até conseguir seus objetivos. Não mude seu destino (objetivo), mude os caminhos para chegar até ele.

Artigo meio estranho, não? Filosófico. Ok, vamos para a prática: você tinha sonhos quando era criança? O que queria ser? Conseguiu? Está no caminho certo? Bem, se você respondeu negativamente, pode ser que tenha se perdido ao longo do tempo, deixou-se levar pelo “vai da valsa” enquanto o tempo escorria pelos dedos. Quem não sabe para onde ir, nunca saberá se chegou. Ou pior, poderá acabar onde nunca quis estar. Assista “Duas Vidas” com Bruce Willis (Disney).

Agora que já dei muitos puxões de orelha, vem o conselho (que se fosse bom, venderíamos, não é?): faça um Balanced Scorecard Pessoal. Você vai encontrar livros e artigos sobre o assunto. Dê a importância devida a sua vida e a das pessoas que convivem/dependem de você: sua família. Certa vez li um depoimento de um executivo que fez um BSC pessoal em que um dos indicadores era a quantidade de beijos diários na esposa. Na verdade, escrevi este artigo pensando no Dia dos Pais: quanto tempo você “dá” aos seus filhos? Ganhei os tradicionais presentes de Dia dos Pais, também um delicioso café da manhã na cama. Mas o melhor presente foi uma pequena bandeirola branca de pano, com muitos coraçõezinhos desenhados à mão e com a seguinte frase escrita de tinta guache: “Papai, meu herói e meu melhor amigo. Te amo”.

Lembro daquele texto “Father Forgets”, de W. Livingston Larned e procuro ser diferente. O que eu realmente queria dizer é: pense na empresa EU e na empresa NÓS (sua família), depois trace os planos e defina a gestão dessa holding, lembrando que você terá que usar todas as teorias de motivação e liderança, mas o resultado será maravilhoso: felicidade, que é o lucro da empresa EU. Se a sua empresa EU estiver deficitária ou endividada, é hora de se reestruturar. Não basta ser um ótimo empreendedor, gerente ou executivo e não ser um bom pai, filho, amigo e marido.

Mário Henrique Trentim (Diretor da iPM Consult – Consultoria Inteligente. Professor e coordenador dos cursos de MBA da CEDEPE Business School em gerenciamento de projetos. Membro voluntário do PMI Pernambuco – http://linkedin.com/in/trentim / mario.trentim@ipmconsult.ca)

HSM Online  23/08/2010

Um comentário sobre “Gestão da empresa EU

  1. Excelente indicação de texto!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.