Publicado em 15 comentários

Ficar careca foi libertador…

carecaComo hoje (14/03) é dia do Careca ou de quem está careca aproveito para expressar como foi a minha aventura de ficar careca.
Hoje vejo como uma aventura mas antes de passar por essa experiência via como um pesadelo.
Como sou farmacêutica e já trabalhei com pacientes que faziam quimioterapia, ao me deparar com uma paciente que perderia o cabelo eu falava isso é temporário, depois o cabelo volta e volta mais bonito. E agora isso iria acontecer comigo, e mesmo sabendo que é temporário, a sensação de pânico, devido ao apego ao cabelo, tomou conta de mim.
Antes mesmo de saber qual o meu tipo de câncer , eu tinha quase que certeza que precisaria fazer uma quimioterapia que iria cair o cabelo, mesmo tendo esperanças de que não precisaria…enfim.
Assim, resolvi o cortar o cabelo acima do ombro, o que para mim era um grande desafio. Das duas uma: ou já estaria começando a me preparar para ficar careca, ou , eu já praticava o desapego ao cabelo… E consegui gostar de mim com o cabelo curto. Parece bobeira mas realmente eu tinha muita insegurança em ter o cabelo mais curto.
Quando comecei a fazer a quimioterapia já tive a ideia de raspar o cabelo antes de mesmo de começar as sessões, para  sofrer tudo de uma só vez e não aos poucos vendo as mechas caírem. Mas o Marco, me convenceu a ter calma e esperar o momento correto. Depois de 12 dias da primeira quimioterapia, quando acordei percebi que o cabelo estava fraco e caia só de puxar levemente… Chegou o dia de raspar!
O Marco me acompanhou e fomos onde ele corta seu cabelo.
Eu estava tensa mas ao mesmo tempo curiosa com a experiência.
Pensei que não conseguiria olhar o cabelo sendo raspado e que sentiria vergonha de outras pessoas verem eu passando por isso… mas nada disso aconteceu.
Consegui me olhar, rir da situação, me emocionei com o carinho que recebi do rapaz que me atendeu e ainda sai de lá sem colocar o lenço que eu havia levado…
Andei pelas pessoas assim, careca, e nada mudou…
Eu continuo a mesma, ou melhor, eu me senti mais forte e desapegada da aparência.
Tive a real sensação de que cabelo cresce, de que não preciso ter cabelo para me sentir feliz comigo mesma.
Enfim, ficar careca foi LIBERTADOR!!!!

15 comentários sobre “Ficar careca foi libertador…

  1. Andi, seus textos estão me emocionando demais! Você é abençoada e um ser de luz!
    Sei que a sua recuperação será breve!

    Beijos,
    Aline

  2. Sinceramente desejo do fundo do meu coração que essa família seja abençoada a cada minuto que passa. Fico encantada com cada palavra dita nesses textos. Parabéns por cada vitória diária. Parabéns pela linda Família que tens. Deus está contigo e nada vai te faltar. Um grande beijo

  3. E conseguisse ficar ainda mais linda minha grande amiga e guerreira….

  4. Andy, sua alegria de viver e encarar tudo que estais passando, demonstra a grande mulher que eis, tenho muito orgulho de ser sua amiga…obrigada por compartilhar isso tudo conosco.Beijos

  5. Ler esse texto e pensar em vc falando nos dá incentivo de agradecer cada vez mais ! Amamos vcs ! Que texto mais lindo !

  6. Enquanto eu li o texto parece que estava vendo a situação e sua reação, aquele jeito de “Andi” assim… Adorei, escreve mais que estou lendo TUDO! haha

    Um abraço em todos…

  7. Andi, uma mulher bela e forte, orgulho de te conhecer! Ja te admirava antes da doença, pela tua meiguice e humildade, sempre preocupada em tratar todos com carinho e atenção. Hoje sou mais uma dos que pedem a Deus pela recuperação de tua saúde, e confio em tua Vitória! !! Beijo grande!

  8. Parabéns Andiara, pelo lindo legado q vc esta deixando para outras pessoas! Quanto a raspar o cabelo…vc fica linda de qualquer jeito!!! ☺️???

  9. Viva os carequinhas!
    Bjs pra todos.

  10. Andi, Marco e Dmitri são um exemplo a cada postagem…

  11. Linda, sempre linda, pois sua beleza está no seu interior.
    Eu também raspei meu cabelo uma vez, por um motivo diferente, mas foi libertador também. Força e fé que tudo vai dar certo e cabelo realmente cresce??

  12. A verdadeira beleza está dentro de cada um de nós. . Em nosso amor, em nosso sorriso, em nosso coração. . Você continua linda e iluminada. . Super bjo

  13. Suas palavras são carregadas de luz. Obrigada por me fazer pensar e sentir diferente.
    Vc é incrível!
    Abraços prof. Suellen

  14. Você é uma guerreira e sempre será! Você é muito mais do que os olhos podem ver. Nunca perca a fé em Deus.

    Você continua linda sem cabelo ou cabelo! ??

  15. Me emociono muito lendo os textos de vocês. Além de muito bem escritos, conseguem passar muito sentimento.
    Quantas reflexões tenho tirado dessas leituras…
    Que Deus os abençoe com muita força interior e muita paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.