Publicado em 1 comentário

Quando o cansaço bater (e ele baterá) lembre-se…

a jornada é longa e no fim é tudo sobre você contra você mesmo

Sobre o Cansaço

Ele virá, em algum momento da tua jornada ele virá. Tanto quanto a certeza da Mudança também o Cansaço será um de teus companheiros. Mas não sinta ele na plenitude. Apenas avalie a presença dele e se sinta lisonjeado pela oportunidade de assim sentir. Não pense a respeito dele. Apenas o deixe se fazer presente.

Quando a jornada é longa (todos nós temos uma jornada que não sabemos quando terminará) a sensação é que o cansaço nos parece maior do que pudemos suportar. Inverta o jogo, faça com que o tempo jogue a seu favor, nunca contra. Parece confuso mas eu explico:

A Dor contínua gera em nós uma sensação de que o tempo não é a nosso favor. Do nosso cérebro reptiliano é esse o comportamento esperado. Queremos cessar isso tão logo quanto possível. Contudo, quando entendemos que o tempo está a nosso favor essa percepção muda.

Veja, tua dor, independentemente da origem, tem prazo de validade é aí que mora a beleza da situação: Quanto mais o tempo passa mais estás próximo de fechar o ciclo. Não se trata de uma fuga, ou mesmo covardia, mas, sim, de uma certeza que lhe trará Paz.

Meu cansaço

Reside num momento de mudança: viver o que vivemos é desgastante mas ao mesmo tempo uma benção pois nos preparamos para isso. Você também está se preparando, tenho certeza disso. Não para a mesma jornada mas para a sua jornada. Olhe bem para quem está ao seu lado e saiba que estarão juntos quando for necessário.

Parafraseando Lévy:

Quando nos vemos de verdade, quando nos compreendemos, quando estamos em contato conosco mesmo e quando sentimos nosso coração, deixamos de projetar nos outros as necessidades de nosso ego. Podemos então ver o próximo como uma alma e não mais como
conceitos, aparências ou julgamentos.

A alma só existe por seus atos e suas afeições, o amor que dá a si mesma, o sofrimento que inflige a si mesma. A alma só existe na relação com o amor e o sofrimento. Navega entre dois estados: a ausência de si mesma e a conexão.

A família se funda numa profunda união entre a alma do homem e a da mulher. Eles se ajudam mutuamente no caminho espiritual e levam os filhos junto consigo. Se o grupo não se sustenta num acordo entre as almas e num projeto partilhado de transmissão espiritual, então não estamos falando de família, mas sim de uma trágica máquina apropagar o sofrimento. A maioria das “famílias” usurpa esse nome.

Talvez não haja “religiões”, mas sim linhagens de transmissão pessoal, de uma alma para outra, da mesma experiência fundamental do divino (ou do humano), da mesma chama.

Só a história da transmissão da luz entre as almas importa, a passagem do amor, como uma tocha.

Estes que estão ao meu lado fazem minha dor ser o que ela precisa ser: um momento de aprendizado e de oportunidades.

Quais são tuas dores? E o que elas lhe fazem aprender?

–Marco

Um comentário sobre “Quando o cansaço bater (e ele baterá) lembre-se…

  1. Reflexão incrível. Verídica. Sensível. Muito obrigada por partilhar. Estou vivendo e aprendendo também. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.