Publicado em 2 comentários

A Teia da Vida pode ser simples mas precisamos estar atentos

Me apropriei de palavras do Fritof Capra para este post, sem medo de errar:

Isto sabemos.
Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família…
Tudo o que acontece com a Terra, acontece com os filhos e filhas da Terra.
O homem não tece a teia da vida; ele é apenas um fio.
Tudo o que faz à teia, ele faz a si mesmo.

Se quiseres podes ler mais aqui.

Da família

Tua família é teu berço. Nasceste neste conjunto por um propósito que precisavas cumprir, e espero que assim seja.

Parece estranho falar assim no passado mas não se iluda: as conexões que temos com nossos Pais e Irmãos são amplas e profundas e se assim ocorreu é porque assim deveria. Iniciar é uma virtude fantástica por si só.

Pais, Irmãos, Filhos – Pouco importa. Este berço ė o que pertences e deves honra à isso.

Dos meus posso dizer que são abençoados pois me trazem luz e paz. A maturidade trouxe-me essa luz. Não posso negar que, em tenra infância, minha visão era turva, mas ainda assim, agradeço por isso pois a sensação de crescimento me liberta.

Dos amigos

Sobre estes nos foi dado o direito de escolha: Veja, por mais que você se esforce em acreditar no oposto são as tuas escolhas que definem quais estarão ao teu lado quando mais precisares. E nessa arte fui abençoado nesta existência.

Pessoas de diferentes credos e opções compõem meu círculo de amigos, e, apenas por isso, já posso ser grato. Como não agradecer pelas lições que me prestam sem eu precisar pagar nada por isto?

Das coincidências

Meu Pai faleceu neste ano. Foi um homem especial e único (na minha visāo) pois me deixou valores que dificilmente não pratico. Das coisas mais simples como “Nāo ter um carro sem seguro” às mais sutis como “Estar alegre independentemente do cenário” – De fato este homem me deixou um legado de gratidão.

Ocorre que por conta do falecimento dele tive mais uma lição especial: me aproximei dos meus irmãos como nunca nesta vida. Sempre tive amor por todos eles: crescemos juntos e criamos a teia da nossa vida, mas, o falecimento do pai foi decisivo para nos respeitarmos de um modo como nunca havíamos praticado até então.

Uma das práticas que criamos após o falecimento do Pai foi criar um grupo no Whatsapp que nos permite saber como cada um está levando sua vida. Sem discussões, apenas as “Coisas boas” – Que aliás é o nome do grupo.

Numa dessas mensagens triviais que recebi veio um apelo de meu irmão do meio: um amigo dele havia sofrido um grave acidente e precisava de ajuda. Financeira e mais.

Pedi que cada um colocasse à disposição o que fosse possível pois senti que aquela era uma boa missão a cumprir.

Passados alguns dias juntamos o que foi possível e fui entregar para a família do amigo do meu irmão.

Como meu irmão não mora em Blumenau me pareceu justo que eu cumprisse essa missão, e assim fiz.

Este amigo sofreu um acidente que lhe ceifou a perna esquerda, um afundamento de crânio e sequelas graves até o momento. Foi duro perceber que a vida pode ser ceifada a qualquer instante, quando menos esperamos.

Mas foi uma benção perceber que o irmão desse amigo tomou para si a missão de cuidar do irmão mais novo no momento em que ele mais precisava. Que lição maravilhosa recebi apenas por me dispor a fazer o que era o correto.

Falamos sobre muitas coisas, especialmente que NADA NESTA VIDA OCORRE POR ACASO pois todos eles estavam aprendendo muito com aquela situação e eram gratos, de alguma forma, por passarem por aquele cenário. Veja, não estou afirmando que tem sido fácil, estou unicamente dizendo que o sentimento de gratidão é mais amplo do que podemos perceber quando não estamos atentos. Apenas isso.

Terminada minha visita (que tomei como missão) recebo uma mensagem do irmão cuidador:

Marquinho (para alguns amigos sempre serei pequeno) obrigado pela tua visita. Agradecemos por todo apoio que tua família nos fornece nesse momento.

Nossas orações serão por todos vocês, especialmente tua esposa que passará por um grande desafio adiante (ele falava da mastectomia).

Gratidão é pouco para expressar meu sentimento nesse momento.

Quando achava que levaria um presente recebi um ainda maior.

Como não estar atento a isso que Ele nos entrega?

2 comentários sobre “A Teia da Vida pode ser simples mas precisamos estar atentos

  1. Sem comentários. Lindos!

  2. Obrigado família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.